quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Por que Jesus me ama?


"Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? (...) estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Romanos 8:35-39 (NVI)
 


“Oh! Por que Jesus me ama? Eu não posso te explicar!” – Harpa Cristã. Este é o trecho de uma música escrita há muitas décadas atrás por Lewi Pethrus (1884-1974) e conhecida no Brasil pela tradução de Paulo Leivas Macalão. Desde sua concepção até a presente geração não creio que alguém ainda tenha conseguido apresentar uma resposta que seja, no mínimo, satisfatória a esta inquietante pergunta: por que Jesus me ama? Tentar entender as razões que levam Jesus a me amar é uma questão indecifrável, porém um sentimento é perfeitamente perceptível: “o Teu amor me constrange” – II Co. 5:14.

Por que Jesus me ama? Eu não posso te explicar, pois sou tão inconstante e freqüentemente me encontro nos labirintos das incertezas. Ainda sim Ele aparece como “lâmpada para meus pés” – Sl. 119:105. Por que Jesus me ama? Eu não posso te explicar, pois sou pecador e indubitavelmente O afronto com minhas infantilidades espirituais. Ainda sim Ele surge como Aquele que “perdoa os pecados e me purifica de toda injustiça” – I Jo. 1:9. Por que Jesus me ama? Eu não posso te explicar, pois mesmo quando subo no palco da vida e escuto os aplausos das multidões, às vezes, parece que está tudo errado. Ainda sim Ele me instrui a perceber que “o coração do homem propõem o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos” – Pv. 16:9.

Por que Jesus me ama? Eu não posso te explicar, pois muitas vezes insisto em trilhar caminhos desérticos e distantes. Ainda sim Ele se revela com a promessa de “derramar águas sobre o sedento, e correntes sobre a terra seca” – Is. 44:03. Por que Jesus me ama? Eu não posso te explicar, pois, às vezes, no meu intimo quero lutar e desembainhar a espada da ignorância contra meu próximo. Ainda sim Ele me aconselha: “não por força nem poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos” – Zc. 4:6. Por que Jesus me ama? Eu não posso te explicar, pois de vez enquanto me perco na onda da tristeza e me deixo levar até as profundezas da fraqueza intrínseca a minha existência. Ainda sim sou confrontado, pois “nem altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura me separará do amor de Deus, que está em Cristo Jesus” – Rm. 8:39. 

Por que Jesus me ama? Eu não posso te explicar, e tenho certeza que até mesmo vivendo toda a eternidade será pouco para tentar desvendar uma resposta que consiga, ao menos, se aproxima das reais intenções que fazem o coração de Jesus bater no ritmo do amor. Nunca saberei por que Jesus ainda insiste em me amar, porém viverei tentando ser a manifestação deste amor tão incompreensível e desafiadoramente constrangedor. Por isto ainda ecoa a canção de Lewi Pethrus: 

Longe do Senhor, andava, no caminho de horror,
Por Jesus não perguntava, nem queria o Seu amor.

Oh! por que Jesus me ama? Eu não posso te explicar!
Mas, a ti também te chama, pois deseja te salvar!

No juízo não pensava, nem na minha perdição,
Nem minh'alma desejava a eterna Salvação.

Já cansado do pecado, fui aos pés do Salvador,
E ali, caiu o fardo de tristezas e de dor.

Como é maravilhoso pertencer ao meu Jesus!
Ter a graça, o repouso, e ficar ao pé da cruz!
 

Fortalecido pela cruz de Cristo,
Vinicius Seabra | vinicius@mtn.org.br

Artigo escrito em: 02 de Agosto de 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário